O Presidente da República revelou esta quinta-feira que está a ponderar visitar os bairros afetados pelos tumultos dos últimos dias, mas que ainda é “prematuro”.
Marcelo Rebelo de Sousa acrescenta que dará “primazia” ao Governo e, questionado pelos jornalistas se o primeiro-ministro já deveria ter ido visitar estes bairros, respondeu prontamente que “não”.
“A reunião com os autarcas da Área Metropolitana era fundamental. (...) Só faz sentido [a visita] quando ficar claro que os problemas estão a ser tratados”, afirmou.
Apesar de considerar prematura esta visita, o Presidente revelou ainda estar a pensar “passar algum tempo nos municípios mais afetados”.
Diz que é importante que os autarcas e o Governo tirem lições dos desacatos dos últimos dias e volta a pedir que se espere pelos resultados das investigações.
O chefe de Estado defende que é necessário “trabalhar em conjunto” para resolver os problemas “longos e fundos”, de natureza social e económica. Pedindo, entretanto, “paz, serenidade, tranquilidade e ordem pública”.