País

Desacatos em Lisboa: quinta noite consecutiva de distúrbios em vários bairros

O repórter Hugo Garrido faz esta manhã um ponto de situação da violência da última noite, no bairro de Benfica.

Loading...

Foi mais uma madrugada de desacatos em vários bairros da Grande Lisboa. Uma dezena de carros e motas foram incendiados em Benfica. Entre os veículos destruídos está uma carrinha dos CTT. A atenção dos bombeiros esteve, sobretudo, num incêndio junto a um prédio residencial.

“Depois de uma noite mais calma, a de hoje voltou a ser de pesadelo para muitos moradores”, diz o repórter Hugo Garrido, junto a carros incendiados em frente a uma oficina automóvel, em Benfica.



Esta foi a quinta noite consecutiva de tumultos. Desde segunda-feira, foram incendiados quatro e um foi apedrejado. Dezenas de carros e contentores do lixo foram vandalizados.

A morte que desencadeou os distúrbios

Odair Moniz morreu na madrugada de segunda-feira, na Cova da Moura, após ser baleado pela PSP. O cabo-verdiano, de 43 anos, ainda foi levado para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, mas acabou por morrer.

Segundo a PSP, o homem colocou-se "em fuga" num automóvel após ver uma viatura policial e "entrou em despiste" na Cova da Moura, onde, ao ser abordado pelos agentes, "terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca".

O incidente levou a Inspeção-Geral da Administração Interna a abrir um inquérito urgente, assim como a PSP. O agente que baleou Odair foi constituído arguido.

Os distúrbios começaram na madrugada de terça-feira, no bairro do Zambujal, na Amadora, onde vivia Odair. Desde então, os desacatos alastraram-se a outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Duas manifestações em Lisboa à mesma hora

O movimento Vida Justa realiza este sábado em Lisboa uma manifestação para reclamar justiça pela morte do homem baleado por uma agente da PSP, estando também convocado para a mesma hora um protesto do Chega "em defesa da polícia".

A manifestação do Vida Justa vai começar no Marquês de Pombal pelas 15:00 e estava inicialmente prevista para terminar na Assembleia da República, mas o movimento alterou o percurso por terminar no mesmo local da contramanifestação do Chega.

A manifestação do Vida Justa, que vai terminar na Praça dos Restauradores", foi anunciada na quinta-feira pelo movimento, para reclamar justiça pela morte de Odair Moniz.