A PSP diz que vai garantir a segurança das duas manifestações deste sábado em Lisboa, uma de homenagem a Odair Moniz e outra outra convocada pelo Chega de “apoio à policia”. PSP explica que ativou um protocolo especial de segurança. Para este sábado estão previstas duas manifestações.
A primeira, do movimento Vida Justa, pede justiça pela morte de Odair Moniz. A segunda convocada pelo Chega, uma contramanifestação em defesa da polícia.
As duas terminariam no Parlamento. Perante o risco a associação Vida Justa decidiu mudar o destino final da manifestação ainda sem o parecer da PSP.
Em conferência de imprensa, a polícia rejeita as críticas e diz que sempre esteve em contacto com a organização do protesto.
Apesar de alguns incidentes, a última noite foi mais calma. Depois do silêncio de quase uma semana, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia assume que a violência vivida na Grande Lisboa, nos últimos dias, deve-se a problemas sociais e pede o regresso do policiamento de proximidade.
Odair Moniz morreu na madrugada de segunda-feira baleado por um agente da PSP. Atualmente o polícia está num período de férias e foi constituído arguido por homicídio simples, segundo o Expresso.
Na tarde deste sábado, vão estar condicionadas 14 ruas em Lisboa devido às manifestações.