País

Câmara da Maia lança programa de ajuda a cuidadores informais e pessoas necessitadas

Maia Cuida + centra-se nas necessidades de idosos, de pessoas com problemas de saúde mental e demência ou com algum tipo de deficiência e conta com uma equipa multidisciplinar. Mais de 100 pessoas já beneficiaram deste projeto.

Loading...

“Bom dia, é da Câmara da Maia”. Esta é a frase que as campainhas dos cuidadores informais ouvem como sinal de que a ajuda chegou. Maia Cuida + é o programa da Câmara Municipal da Maia, no Porto, que visa apoiar os cuidadores informais e pessoas que precisam de cuidados.

Com 95 anos, José Mário contava apenas com o filho para ajudá-lo a cuidar das necessidades do dia-a.dia. Depois do programa, José e o filho passaram a contar com o apoio extra da autarquia.

“Falam comigo, dão-me conselhos e dão-me um abraço. É importante porque não estou habituado ao aconchego das pessoas”.

O aconchego que tem sempre é do filho que há quatro anos teve de deixar o emprego, “prescindir de passeios, viagens” para cuidar do pai.

A cinco minutos de distância está Maria Etelvina, acamada há três anos depois de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Há seis meses que a filha, cuidadora informal, consegue respirar de alívio porque a equipa da câmara vem uma vez por semana e dá folga aos cuidadores.

“Nesta manhã que vêm, posso ir ao cabeleireiro, ou fazer uma compra, vou fazer uma coisa que não poderia fazer até aqui”, confessa Maria Raquel Mota, cuidadora informal de Maria Etelvina.

O programa da autarquia centra-se nos casos que envolvem as necessidades dos idosos, de pessoas com problemas de saúde mental e demência ou com algum tipo de deficiência e conta com uma equipa multidisciplinar.

“É composto por enfermeiros, médicos e auxiliares de ação direta. O enfermeiro faz visitas de 15 em 15 dias, acompanha a família e a pessoa cuidada”, afirma Patrícia Monteiro, do Gabinete de Saúde Maia Cuida +.

“A equipa técnica como é multidisciplinar, fomos verificando quais os casos precisaram de intervenção social, de apoio a nível médico”, reitera Márcia Neto, do Desenvolvimento Social Maia Cuida +.

O financiamento do Maia Cuida + vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dele já beneficiaram 105 pessoas, estando neste momento a ser ajudadas 71 famílias.