Os centros comerciais investem, por esta altura, nas decorações de Natal. Uma empresa de Braga é responsável por muitos desses projetos, que podem chegar a custar 100 mil euros.
Só para a montagem da decoração, num centro comercial de Matosinhos, uma dezena de trabalhadores passou nove noites consecutivas a trabalhar. A conceção do projeto começou, contudo, muitos meses antes, no departamento criativo da AM Experience, em Braga.
“O projeto tem o tema ‘Quebra-Nozes’. Trabalhamos as cores e a própria personagem, para dar este ar alegre, de Natal e de magia, ao shopping”, explica Susana Vieira, diretora criativa da empresa que, por estes dias, é responsável por 60 projetos de decoração de Natal em Portugal e 32 em Espanha - quase todos os superfícies comerciais.
“Tivemos, por exemplo, um shopping de Espanha que nos pediu um tema com flores, as flores de Natal. Em Portugal, temos com temas alusivos ao disco”, conta.
“Começamos a pensar no Natal logo desde fevereiro”, revela Catherine Pereira, também da AM Experience. “Visitamos algumas feiras, começamos a ver tendências. Depois, por volta dejunho/julho, começa a implementação, com as compras, a produção (...), para que em outubro se comece, no terreno, a desenvolver os projetos e em novembro já estejam prontos para o grande público.”
De ano para ano, o negócio tem vindo a crescer.
“Temos sentido que há um investimento nesta área natalícia, muito porque as superfícies comerciais veem isto não apenas como um negócio, mas, acima de tudo, como uma experiência para as famílias”, afirma Catherine Pereira.
Cada projeto pode custar, em média, entre 20 mil e 100 mil euros, dependendo do tamanho do projeto e da especialização que implica.
Trabalhos que precisam de muita mão-de obra, o que leva a que haja sempre reforço do número de trabalhadores. A empresa tem 44 funcionários, mas, nesta altura, precisa de mais de 300 pessoas para dar luz e cor ao Natal em dezenas de centros comerciais em Portugal e Espanha.