País

Portugueses reduzem gastos em decorações de Natal

Embora os turistas sejam quem mais compra decorações natalícias, os comerciantes de Lisboa esperam um aumento de clientes quando se acenderem as luzes na cidade.

Loading...

Apesar da procura por decorações festivas ter começado a aumentar a pouco mais de um mês para o Natal, os portugueses reduziram os gastos pois, segundo os comerciantes de Lisboa, “se privilegia mais a qualidade em vez da quantidade”.

Fátima Carlos, comerciante que desde 1988 se dedica à pintura em cerâmica e que adapta os seus produtos às festividades de Natal, admite que existem cada vez mais cuidados com os gastos por parte dos portugueses. Ao mesmo tempo, considera que a “qualidade e a diferença” é fulcral para a compra dos produtos.

“Sem dúvida nenhuma que compram menos, mais comedidamente, tendo, no entanto, mais cuidado na escolha dos produtos que adquirem. Qualidade e diferença para que não seja tudo igual”, disse a comerciante à SIC.

De acordo com os comerciantes lisboetas, até ao momento quem mais compra decorações natalícias são os turistas que visitam a capital.

“Estrangeiros sempre muitos. Gostam sempre de levar algo para os familiares de um país que visitam. Em termos de portugueses, temos sempre os nossos clientes habituais e esperamos sempre que apareçam mais pessoas”, afirma Cristiana Ferreira, comerciante no Chiado.

Os comerciantes de Lisboa esperam um aumento de clientes quando se acenderem as luzes na cidade no próximo sábado, dia 23 de novembro.