País

Maior (e solidário) bolo-rei foi feito por 22 pasteleiros e centenas de voluntários de todo o país

É apresentado como o maior bolo-rei de Portugal. Pesa cerca de três toneladas e vai ser distribuído por 2 mil famílias carenciadas. É uma parceria entre um hipermercado e a Cruz Vermelha, que contou com centenas de voluntários vindos de todo o país.

Loading...

Com o dia a começar, o relógio apontava as 6:00. O bolo, que estava acabado de sair do forno, foi transportado para o hipermercado Auchan em Alfragide onde os mais curiosos poderam apreciar aquele que é o maior bolo-rei de Portugal.

“É a primeira vez que estamos a fazer um bolo-rei deste tamanho. Partiu de uma ideia da equipa da marca, que rapidamente foi apropriada pelas equipas de padeiros e pasteleiros que temos em todo o país que se juntaram em duas lojas”, explica António Gil, responsável pela padaria Auchan.

O bolo pesa cerca de três toneladas, o equivalente a 600 metros de comprimento. Foi exposto numa mesa com 75 metros de comprimento e 1.60 metros de largura.

"O projeto foi feito por 22 pasteleiros de norte a sul do país. Implicou 24 horas consecutivas a trabalhar para fazer esta obra prima”, contou José António, padeiro.

Depois da confeção, centenas de voluntários de todo o país juntaram-se à iniciativa. Seja nos retoques finais, seja na cozinha, seja na distribuição pelos cabazes que vão ser entregues ao longo da semana.

Numa altura em que o custo de vida aumenta, há cada vez mais famílias a precisarem de ajuda. Para que a noite da consoada seja mais preenchida, a Cruz Vermelha vai doar este bolo-rei em cabazes, a duas mil famílias carenciadas por todo o país.

“No último ano a Cruz Vermelha só no apoio social teve um aumento de procura de 73%, o que cada vez é mais difícil porque as famílias estão em termos financeiros com dificuldades. Nós apoiamos em termos de cabazes, quer em termos de apoios através do nosso programa do Mais feliz”, explica António Conceição, diretor da Cruz Vermelha de Lisboa

É um projeto que une a tradição de Natal à missão de ajudar quem mais precisa. Uma história de solidariedade e esperança que vai decorrer até ao final desta quarta-feira rumo a vários pontos do país.