País

Balanço do Plano de Emergência da Saúde é positivo, mas não avalia falhas do SNS24

A ministra da Saúde reuniu-se esta sexta-feira com o grupo de trabalho criado para avaliar o desempenho do Plano de Emergência da Saúde.

Loading...

O Governo prometeu melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao final deste ano, com o Plano de Emergência e Transformação na Saúde. A avaliação, por agora, é positiva, mas com o ano a virar ainda há muito caminho pela frente.

Para o grupo de trabalho criado para acompanhar as transformações no SNS, 70% das metas foram cumpridas, com destaque para o acesso à saúde.

“A recomendações são sempre as mesmas: maior capacidade de recrutamento de médicos para o Serviço Nacional de Saúde, atratividade da carreira médica nos cuidados de saúde primários, reforço da articulação entre o serviço público e o privado, retirar os doentes que estavam em listas de espera para cirurgia oncológica, acima do tempo média de resposta garantida”, elencou Carlos Robalo Cordeiro, coordenador do grupo de trabalho.

No entanto, os erros dos últimos dias registados na linha SNS24 não foram avaliados neste relatório entregue à ministra da Saúde.