País

Agente da Polícia Municipal multado por cumprimentar André Ventura em campanha eleitoral nos Açores

Foi na campanha das últimas eleições regionais dos Açores, em janeiro do ano passado, que um agente da polícia municipal de Ponta Delgada se dirigiu diretamente a André Ventura. Um ato que lhe valeu uma multa de centenas de euros.

Loading...

Um agente da polícia municipal de Ponta Delgada foi multado por elogiar André Ventura numa ação de campanha nas últimas regionais dos Açores. O sindicato protesta, dizendo que a coima é injusta.

"Gostei de ver que muita gente não nos ouviu às forças sindicais, a tentar falar, e o Chega foi o único que nos abriu a porta", referiu o agente multado.

O comentário valeu-lhe uma multa de 200 euros, aplicada pela Câmara de Ponta Delgada.

"A Câmara Municipal de Ponta Delgada atuou dentro de parâmetros de legalidade. E não é por ter sido o líder do Chega. [Se o tivesse feito com qualquer líder de outro partido], teria sido sancionado da mesma", garantiu o presidente da Câmara, Pedro Nascimento Cabral.

O Sindicato Nacional das Polícias Municipais mostra-se contra a posição da autarquia açoriana.

"Eu acho que é uma injustiça, o meu colega não cometeu nenhuma infração disciplinar, nem violou a lei eleitoral. (...) É um exagero e não tem enquadramento na liberdade", disse, à SIC, Pedro Oliveira, do Sindicato Nacional das Polícias Municipais.

O Chega Açores considera intolerável e inadmissível a aplicação da coima ao agente em causa. O partido diz mesmo que a câmara não tem qualquer respeito pela democracia nem pela liberdade de expressão.

A coima já foi contestada pelo Sindicato das Polícias Municipais junto do Tribunal Administrativo e Fiscal.