País

"Causa transtornos a todos": população revoltada com fecho de ligação entre estações em Coimbra

Será substituída por autocarros elétricos que fazem parte da nova linha do Mondego. Sindicatos e organizações cívicas estão revoltados com o fim da ferrovia e consideram que a decisão prejudica a população e o comércio.

Loading...

Centenária, a ligação ferroviária ao centro de Coimbra vai encerrar já este domingo e onde estão agora os carris, vão passar a circular autocarros elétricos. 

“Causa transtornos não só para os utilizadores dos comboios, como para toda a população que vinha para dentro da cidade diretamente, portanto em comboio, e agora passa a vir da estação de Coimbra B em autocarro sem qualquer garantia que os tempos serão cumpridos … os horários serão cumpridos”, diz António Coelho do movimento de utentes do serviço público. 

A contestação já vem de trás quando se soube que as obras do Sistema de Mobilidade da Metro Mondego iriam avançar e prolongar-se até ao final de 2025. A população critica o desinvestimento na ferrovia.

Durante as obras, o transporte entre a estação A e B de Coimbra será assegurado por autocarros, gratuito para os passageiros da CP, que segundo o metro Mondego irão transportar 960 pessoas em hora de ponta.