País

Prepare-se para o frio: temperaturas vão continuar a descer até ao final da semana

O frio vai manter-se até ao final da semana. As temperaturas mínimas vão continuar baixar principalmente nas regiões do interior norte e centro.

Loading...

Janeiro costuma liderar o ranking das temperaturas baixas. É o mês mais frio e escolhe as regiões do interior para se fazer sentir com mais intensidade. Esta semana as mínimas descem ainda mais, Leiria e Viseu por exemplo podem chegar aos três graus negativos.

Perante um inverno seco com pouca chuva, a formação de geada e as temperaturas severas vão tomar conta de Bragança, um dos distritos mais frios do país, e da Guarda que enfrenta um Inverno rigoroso.

Os termómetros de algumas zonas do Alentejo e de Lisboa também registam temperaturas mínimas pouco comuns.

Um novo normal também para as regiões do norte, onde o frio veio para ficar tanto. No Porto como em Braga foi ativado o plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo que precisam de um teto que dê o mínimo de conforto quanto à restante população, recomendam-se alguns cuidados a ter.

“Usar várias camadas de roupa, hidrataramo-nos com bebidas quentes - nós, corpo humano no inverno ou com temperaturas frias desidratamos, mas não transpiramos, portanto, o corpo não dá o alerta - abrigar-nos sobretudo nas horas de mais frio”, diz Mário Marques, climatologista

A chuva só deverá voltar no fim de semana. A partir de domingo, dia 19, as massas de ar mais amenas vão predominar, o que significa que haverá um aumento geral das temperaturas.. 

Ainda assim só a partir de 23 de janeiro é que haverá um alívio das condições climatéricas.