País

Bodycams nas forças de segurança: tecnologia permitiu à Polícia Marítima detetar dois 'intrusos'

As câmaras de uso individual têm como objetivo salvaguardar eventuais abusos durante as operações policiais e proteger em simultâneo os próprios agentes de possíveis falsas acusações de maus-tratos.

Loading...

A Polícia Marítima é a primeira força de segurança a usar as câmaras corporais. Num exercício no Porto de Leixões, as câmaras sinalizaram dois homens não identificados sem autorização para estarem na área portuária. O alerta foi dado à Polícia Marítima.

Uma ação simulada num cenário real onde os agentes estão equipados com câmaras corporais. Uma ferramenta que serve para salvaguardar os direitos dos cidadãos mas também para proteger os agentes e tornar transparente o exercício de funções.

Tribunal deu luz verde a bodycams nos uniformes da GNR e PSP

A Polícia Marítima foi a primeira força de segurança a usar as câmaras corporais. No comando de Leixões estão a ser utilizadas três bodycams há cerca de dois meses.

As bodycams são parte integrante do uniforme da Polícia Marítima, e apesar do equipamento ainda não ter sido acionado pelo comando de Leixões, acreditam, esse momento vai chegar.

À Polícia Marítima foram entregues 112 bodycams em novembro do ano passado. Em breve, também vão passar a fazer parte dos uniformes da GNR e PSP.

Ministra da Administração Interna ouvida na AR sobre Odair, Martim Moniz e bodycams