País

Zero quer mudança urgente do aeroporto para Alcochete devido ao ruído noturno

A exposição contínua ao ruído produzido pelas aeronaves é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um ruído superior a 45dB impede um sono saudável.

Loading...

Ouvida esta terça-feira na Assembleia da República, a Associação Zero alerta para a urgente necessidade de relocalizar o atual aeroporto de Lisboa para Alcochete. Em causa está o impacto ambiental provocado pelo aumento dos voos no aeroporto da Portela.

Depois de no ano passado o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciar que iriam ser proibidos os voos entre as 01h00 e as 05h00 no aeroporto de Lisboa, o aumento de voos noturnos voltou a ser tema esta manhã na Assembleia da República.

A atual portaria estabelece um máximo de 26 movimentos aéreos diários e 91 semanais entre a meia-noite e as 06h00.

Moradores de Alvalade queixam-se do ruído

“É extremamente incomodativo. Essa história das horas noturnas é bom para quem não mora por aqui, porque é terrível. Uma pessoa acaba por adormecer, mas passado hora e meia está a acordar novamente por causa do barulho”, conta à SIC um morador de Alvalade.

Embora se torne um hábito, a exposição contínua ao ruído produzido pelas aeronaves é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um ruído superior a 45dB impede um sono saudável.

“Sobre a questão de aviões mais silenciosos, ou se menos aviões resolveriam o problema. Não, não resolveria. A situação é de tal maneira grave que neste momento, por uma questão de saúde pública, nós defendemos que a única maneira de termos o problema resolvido é a realocação do aeroporto e o fecho o mais imediato possível do Humberto Delgado”, defende a Zero.

Em agosto de 2024, a associação já tinha chumbado o Plano de Ação 2024-2029 do aeroporto de Lisboa, por não salvaguardar a saúde pública contra o ruído.