Esta segunda-feira sente-se, em Lisboa, um mau cheiro no ar, caracterizado como sendo um odor forte a azeitona. Até ao momento, e de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, não há motivos para preocupação.
Lisboa amanheceu com um cheiro diferente no ar, que pode ser sentido desde o Seixal até Torres Vedras.
"Ocorreu, esta madrugada, uma situação de baixa inversão térmica. Há uma espécie de efeito capacete onde estes odores ficam aprisionados nas camadas mais baixas da atmosfera e nós conseguimos percecionar que existe este odor a azeitonas no ar", explica à SIC Sofia Teixeira, investigadora da Universidade Nova de Lisboa.
Odor oriundo do Alentejo
À semelhança do que aconteceu no ano passado, em causa poderão estar os ventos de sul que empurram para norte o cheiro vindo do Alentejo.
É um odor muito característico e poderá ser das fábricas de processamento de bagaço de azeitona.
"Isto é o resultado de todo o submaterial que não foi aproveitado na produção do azeite em si e que é subtratado através do seu processamento neste tipo de indústrias", informa a investigadora.
Segundo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não há, por agora, motivo de preocupação.
À SIC, a APA diz estar a monitorizar em contínuo e, em tempo real, a qualidade do ar nas estações da rede. Revela ainda que não há qualquer problema ao nível dos poluentes medidos com efeitos na saúde.
Situação pode repetir-se durante a madrugada
Mais tarde, numa nota enviada às redações, a agência explicou que as “condições meteorológicas de fraca dispersão da atmosfera, com uma camada de mistura anormalmente baixa, durante a madrugada e parte da manhã de hoje, conjugada com a ocorrência de vento fraco do quadrante sudeste, levaram a concentrações elevadas de compostos odoríferos na região da Grande Lisboa”.
A APA garante ainda que a “situação vai melhorar na parte da tarde e pode de novo ocorrer na próxima madrugada”
Os ventos deverão continuar a soprar de sudeste, pelo menos durante os próximos dois dias. Enquanto isso assim for poderá continuar a sentir-se um odor a azeitona no ar.