A socialista Ana Sofia Antunes, que é cega, já reagiu, esta sexta-feira, à polémica criada pela deputada do Chega Diva Ribeiro quando a acusou de "só conseguir intervir em assuntos que envolvem, infelizmente, a deficiência".
"Estas declarações foram ainda agravadas pelo facto de após ter sido feita a respetiva defesa da honra da nossa bancada, foi alegado por outra deputada do partido Chega que é recorrente o Partido Socialista chamar a intervir apenas em debates temáticos as pessoas com deficiência sobre deficiência, as pessoas negras sobre racismo, os homossexuais sobre os debates no mesmo tema", começou por dizer Ana Sofia Antunes.
"Tenho um currículo que fala por mim"
"Quanto à questão da competência para intervir em que matérias for não tenho muito a dizer. Tenho um currículo, esse currículo fala por mim. Trabalhei as mais diferentes áreas e também é certo que durante nove anos me dediquei à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, integrando diferentes governos nessa aérea", referiu ainda a socialista.
Ana Sofia Antunes destacou, ainda, que das 15 intervenções que fez em plenário enquanto deputada - e que conseguiu identificar entre esta quinta e sexta-feira -, "esta foi a primeira" relacionada com a deficiência.
"Intervenho frequentemente em assuntos como segurança, migrações, nacionalidade. Sou também coordenadora do PS nos Assuntos Europeus, portanto intervenho sobre assuntos europeus diversas vezes", salientou.
Recorde-se que no início do plenário desta quinta-feira, o Chega e o Partido Socialista envolveram-se numa troca de acusações com pedidos para defesa da honra de parte a parte. Tudo porque a deputada Diva Ribeiro disse que Ana Sofia Antunes só fala sobre temas que incluam deficiências.
Marina Gonçalves, vice-presidente da bancada socialista e antiga ministra da Habitação no Governo de António Costa, considera que o que aconteceu no Parlamento “foi uma ofensa à honra da bancada parlamentar, que tem deputados sérios, que todos os dias trabalham em prol das populações, que não vêm para aqui fazer acusações".
PS pede que Aguiar-Branco apresente pedido de desculpas a Ana Sofia Antunes "em nome da AR"