RX

ANÁLISE

Histórico de saúde do Papa Francisco pode comprometer a sua recuperação?

No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Francisco Goiana da Silva analisa o estado de saúde do Papa Francisco que se encontra internado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias. O médico e comentador recorda que se trata de uma pessoa com uma idade avançada e com vários problemas de saúde.

Loading...

O Vaticano informou, esta segunda-feira, que foi necessário alterar o tratamento à infeção respiratória do Papa Francisco para lidar com uma “situação clínica complexa”. O Sumo Pontífice está internado há quatro dias na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias.

Francisco Goiana da Silva começa por recordar o histórico de saúde do Papa Francisco que teve parte de um pulmão removido após uma infeção pulmonar quando era jovem. Por se tratar de uma pessoa com uma idade avançada e com vários problemas de saúde, o médico e comentador da SIC alerta para possíveis complicações que podem comprometer a sua recuperação.

Como o nome indica, uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias pode ser provocada por dois ou mais microorganismos como um vírus, fungos, bactérias ou parasitas e pode levar a doenças crónicas ou agudas e de curta duração.

"Foram identificadas várias bactérias. Isto é bom porque permite aos médicos e técnicos identificar exatamente quais os antibióticos mais eficazes para tratar aquele tipo de infeção. Creio que já terá iniciado este processo de antibioterapia e isso poderá justificar uma melhoria [do seu quadro clínico]."

O Papa Francisco tinha sido internado, na passada sexta-feira, para realizar exames e receber tratamento para uma bronquite que persistia há vários dias.

No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Francisco Goiana da Silva fala também das remodelações no Governo, das demissões na saúde e das Unidade Local de Saúde (ULS) universitárias.