Disposta a voar mais alto a equipa formada por cerca de 30 estudantes de engenharia aeronáutica da Universidade da Beira Interior prepara-se para participar numa das maiores competições internacionais agendada para abril nos Estados Unidos.
É a primeira equipa portuguesa selecionada para a competição que junta instituições de ensino superior de todo o mundo. O desafio é projetar, construir e testar modelos de aeronaves que simulam missões reais.
“O avião é todo construído à base de tecnologias novas, ou seja, nós usamos muita fibra de carbono e fibra de vidro. Depois usamos uma construção à base de madeira em partes que têm de ser mais rígidas e usamos um recurso à construção 3D”, explica Pedro Cid Pinho, aluno de engenharia aeronáutica da UBI.
A construção demorou cerca de um mês e meio com muitas horas de minucioso trabalho para garantir que todas as peças encaixassem na perfeição.
O empenho destes alunos não se reduz à construção da aeronave. Para conseguirem comprar o material necessário tiveram que recorrer à ajuda financeira de empresas privadas. Alojamento e viagens assumem por conta própria.
Não duvidam que o esforço valerá a pena. Estão confiantes numa boa prestação nos Estados Unidos.