País

Chega pede ao PCP que retire moção de censura e exige ao Governo uma moção de confiança

O Chega pediu à Entidade para a Transparência que confirmasse se as regras da transparência foram violadas pelo primeiro-ministro. André Ventura garante que o partido vai votar contra a moção de confiança, se o Governo ainda a decidir apresentar no Parlamento.

Loading...

O líder do Chega pediu, esta segunda-feira, ao PCP para retirar a moção de censura, que considerou ser "um frete", para que o Governo apresente uma moção de confiança, a "única forma de clarificar" a situação política.

Em declarações aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, André Ventura indicou que o Chega vai abster-se na votação da moção de censura apresentada pelo PCP, caso mantenha o mesmo texto. Se o PCP alterar os fundamentos da moção e "censurar o comportamento do primeiro-ministro", "aí terá o apoio" do Chega, indicou.

"O PCP está a fazer um enorme frete ao Governo", acusou o presidente do Chega, apelando aos comunistas que retirem a iniciativa, para que o parlamento faça "a discussão que é preciso fazer", ou seja, da moção de confiança apresentada pelo Governo.

André Ventura considerou que o primeiro-ministro sabe que "a única forma de clarificar" se tem condições para continuar em funções "é apresentar uma moção de confiança ao parlamento, é perguntar ao parlamento se ainda confia nele".

- Com Lusa