Paulo Baldaia considera que o PCP resolveu um problema ao Governo ao avançar com uma moção de censura. O comentador da SIC diz que o Executivo tem "mais algum tempo de vida" e que se pode livrar em breve da crise política.
"PCP a avançar com moção de censura resolve um problema ao Governo, que podia cair e íamos para eleições antecipadas", afirma, defendendo que nenhum partido quer eleições neste momento.
No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia refere que o PCP "sabia perfeitamente que, apresentando uma moção de censura, estaria a fazer o contrario daquilo que diz que pretendia fazer", uma vez que o PS rejeitou viabilizar a moção de censura.
Havendo eleições, o PCP arriscava-se a "reduzir ainda mais" a bancada parlamentar ou até mesmo "desaparecer do Parlamento".
"O Governo tem mais algum tempo de vida, seguramente. Até pode cumprir a legislatura. Para já, se não houver mais nada a acontecer, o Governo livra-se desta crise política", aponta.
O comentador da SIC considera que ainda há dúvidas por esclarecer sobre a empresa da família do primeiro-ministro, a Spinumviva. Nesse sentido, diz que o PS, principal partido da oposição, "tem de decidir o que fazer".
"Não é fácil fazer uma comissão parlamentar de inquérito, tem regras muito próprias. É complexo nestas circunstâncias, mas é possível. Se a oposição considera que ainda há muita coisa por esclarecer, tem de perceber se há condições para fazer comissão parlamentar de inquérito."
Em causa está o caso que envolve o primeiro-ministro e a empresa da família. Na sexta-feira, o Expresso avançou que o grupo de casinos e hotéis Solverde, sediado em Espinho, paga à Spinumviva uma avença mensal de 4500 euros.
Na sequência desta notícia, o PCP anunciou a apresentação de uma moção de censura ao Governo. No sábado, Montenegro anunciou que, apesar de não ter cometido "nenhum crime", a gestão da empresa familiar será entregue aos filhos, com a saída da esposa e a mudança de sede.