Este fim de semana há quatro urgências encerradas em todo o país, a maioria de Obstetrícia e Ginecologia e na região de Lisboa. Na manhã deste sábado, o tempo médio de espera para um doente urgente no hospital Amadora-Sintra era superior a nove horas e meia.
Às 11:00 deste sábado, um doente com pulseira amarela esperava, em média, nove horas e meia para ser atendido no hospital Amadora-Sintra. Este é um dos hospitais referenciados, ou seja, só é atendido quem for encaminhado pelo INEM ou pela linha SNS 24.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, um doente considerado urgente também esperava mais de nove horas para ser atendido, quando o tempo recomendado é de uma hora. Este é um dos quatro hospitais que têm serviços fechados durante o fim de semana: está encerrada a urgência pediátrica.
No hospital Garcia de Orta, em Almada, cenário idêntico: mais de sete horas de espera na urgência geral, sendo que a urgência de Obstetrícia e Ginecologia está fechada hoje e amanhã, tal como no hospital do Barreiro e no de Leiria, o Hospital Santo André.
No Norte do país, o tempo de espera mais elevado foi registado no Porto. No Hospital Geral Santo António, o tempo médio chegou a ser superior a seis horas, mas diminuiu ao longo da manhã.