País

Quem é Nuno Wahnon Martins, o português detido por causa do escândalo no Parlamento Europeu?

Depois do escândalo, o Parlamento Europeu proibiu a entrada de lobistas da Huawei. As autoridades belgas fizeram várias detenções. Um dos detidos é o português Nuno Wahnon Martins.

Loading...

Consultor Especialista em Assuntos Europeu e lobista, Nuno Wahnon Martins é um dos detidos no âmbito de uma operação da justiça belga. Em causa está um processo de alegada corrupção a beneficiar a Huawei e que envolve lobistas, eurodeputados e assistentes parlamentares. 

Wahnon Martins tem uma longa carreira em Bruxelas. Entre 2015 e 2019, foi diretor para os Assuntos Europeus no Congresso Judaico Europeu, órgão que representa as comunidades judaicas na Europa. 

Durante o mesmo período, foi também conselheiro do eurodeputado italiano Fulvio Martusciello, que era então o presidente da delegação parlamentar para as relações com Israel. 

Martusciello ainda é eurodeputado e, esta quinta-feira, viu a polícia belga lacrar a porta de um gabinete em frente ao dele, pertencente ao assistente de um outro eurodeputado italiano. 

As autoridades belgas, em colaboração com a Polícia Judiciária e o Ministério Público,fizeram buscas a uma casa de Wahnon Martins em Portugale a outros dois locais relacionados com o consultor.  

Várias vezes comentador em televisões e jornais, desde há um ano colaborava com um escritório de advogados em Lisboa – a Latin Legal Advisores, que, contactada pela SIC, distancia-se do consultor externo egarante que o escritório não está relacionado com a investigação nem foi alvo de buscas. 

Na Bélgica, foram detidas várias outros pessoas para interrogatório e, esta sexta-feira, oParlamento Europeu decidiu suspender o acesso aos edifícios da instituição de qualquer representante da Huawei 

Já a empresa chinesa veio afirmar que tem tolerância zero com a corrupção e que entrará em contacto com as autoridades belgas para compreender a situação.