País

Incêndios no norte de Portugal extintos após começar a chover

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez suspeita de mão criminosa nos incêndios, classificando-os como 'terrorismo puro'.

Incêndios no norte de Portugal extintos após começar a chover
Igor Vershinsky

Os vários incêndios que deflagraram na noite de quarta-feira, no norte do país, foram extintos ao início da manhã desta quinta-feira, disse fonte do Comando Sub-Regional do Alto Minho.

Nenhuma habitação chegou a ser afetada, apesar de terem estado em risco e não há vítimas, indicou.

"A situação ficou bastante mais calma depois que começou a chover com intensidade", acrescentou a fonte, citada pela agência Lusa.

Em Arcos de Valdevez, as chamas puseram em sobressalto várias povoações. Uma das afetadas foi Sá, onde a repórter da SIC Marta Sobral esteve à conversa com dois moradores que descreveram a noite difícil que viveram.

Loading...

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez afirmou não ter dúvidas de que os incêndios têm mão criminosa.

Em declarações à SIC Notícias, na quarta-feira à noite, Filipe Guimarães disse que o vento forte e ausência de chuva naquela zona estava a dificultar o combate às chamas.

Loading...
"Quem faz este tipo de atitudes sabe o que está a fazer. Porque os incêndios surgem quase sempre ao final do dia. Isto é terrorismo puro. Há um ciclo vicioso. É completamente inaceitável com estas temperaturas do ano."

O comandante dos bombeiros adiantou ainda que, apesar da existência de habitações em perigo, não foi necessário retirar moradores das suas casas.