O portão só vai abrir ao público em 2027, mas esta é a oportunidade para espreitar os seis hectares que restam daquela que é conhecida como a antiga Quinta dos Ingleses, conhecida hoje em dia como Quinta dos Salgueiros.
Quem de há um ano para cá visita este espaço regularmente é o artista Carlos Trancoso que prepara uma exposição para a Bienal de Fotografia do Porto.
A Universidade do Porto, através do CIBIO, fez entretanto já esse levantamento de biodiversidade que se resume em 37 espécies de Fauna e 104 de Flora onde se destacam sobreiros, camélias ou carvalhos. Mas este espaço foi também também residência na primeira metade do Século XX de um grande jardineiro paisagista português.
CM Porto comprou a Quinta dos Salgueiros em 2002
A Câmara Municipal do Porto adquiriu esta quinta em 2002 e há mais de dez anos que anda a pensar no espaço como o primeiro parque laboratório da cidade - o Porto BioLab.
Da frente da casa do Século XVIII foi desmontada por agora a fonte que se vê nas fotografias e que se suspeita até poder ser de Nicolau Nasoni. O lago e a piscina manter-se-ão nas atuais ruínas já intervencionadas, onde se vai respeitar também em alguns casos esta lenta invasão verde do território.
As obras de preparação para a abertura ao público devem começar no início do próximo ano. Estão previstas várias entradas neste parque que quer também unir aquilo que um dia a Via de Cintura Interna (VCI) separou.