País

Imigrantes queixam-se da AIMA e esperam que novas regras ajudem

Os imigrantes esperam que as novas regras para a emissão de vistos - a "via verde" para a imigração - tornem o atendimento da AIMA mais rápido e menos burocrático. Mas para já o cenário continua ser de longas filas de espera. Há quem chegue de madrugada, mas nem assim consegue ser atendido.

Centro Hindu de Telheiras
Loading...

Não é preciso uma conversa de muitos minutos para tirar conclusões. Os imigrantes consideram que estão há demasiado tempo à espera de respostas. No outro lado do Atlântico, há responsabilidades que estão há muito na gaveta.

“Estou à espera para poder viajar, queria ir ao Brasil para vender uma casa, mas não consigo ir por não ter esse cartão”, diz Edemilva, que espera há quase um ano pelo título de residência. Ainda não é desta que vai encontrar esclarecimentos.

Via verde entra em vigor

Ainda as portas não tinham aberto e já cerca de 50 pessoas esperavam na fila. É um dia igual a tantos outros. Muitos destes imigrantes não sabem que há novas regras para a emissão de vistos, mas esperam que, a partir de agora, haja menos burocracia.

As empresas podem pedir, a partir desta terça-feira, vistos para os trabalhadores imigrantes através da chamada via verde. As novas regras têm como objetivo acelerar a emissão de vistos.

O início do junho é a altura prevista para que a estrutura de missão criada pelo Governo termine funções.

No verão passado, eram mais de 400 mil os processos pendentes. Em mais de metade dos casos, os imigrantes já conseguiram ser atendidos nos serviços da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).