País

Leão XIV foi convidado para presidir às celebrações do 13 de Maio antes de se tornar Papa

Milhares de peregrinos chegaram, esta segunda-feira, ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio. A Procissão das Velas é o momento mais aguardado da peregrinação, naquela que é a primeira após a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV.

Loading...

Jaime Spengler é o cardeal que vai presidir às celebrações do 13 de Maio, mas não foi a primeira escolha.

"Posso dizer que o Papa Leão XIV foi a primeira escolha para presidir", revelou o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas.

Entretanto, Prevost tornou-se Papa, e as deslocações que realiza já não são como dantes. Apesar da vontade de voltar a visitar Portugal, ainda não está confirmada nenhuma visita oficial ao país.

A segunda escolha recaiu então sobre Jaime Spengler, arcebispo do Brasil e cardeal que participou na eleição de Leão XIV.

Peregrinos caminharam durante vários dias até Fátima

A devoção a Fátima levou milhares de fiéis ao Santuário. Muitos vêm para agradecer, e há quem fale em milagres.

"O meu filho, a 15 de fevereiro, teve um grave acidente automóvel. Pensava-se que estava morto. Esteve 21 dias em coma. Saiu do hospital, pelo próprio pé, passado um mês e meio, sem tomar um único comprimido. Os peregrinos do ano passado, assim como os organizadores, trazem agora a fotografia dele às costas, para agradecer o milagre", conta à SIC, uma das peregrinas no recinto do santuário de Fátima.

Chegam de vários pontos do país. Para muitos, é o fim de uma jornada difícil, movida pela fé.Pelo caminho, a 18 quilómetros do Santuário, a imagem de Nossa Senhora de Fátima é ponto de encontro e de oração.

Um dos momentos mais aguardados pelos peregrinos é a Procissão das Velas.

Este grupo, vestido a rigor, carrega nas costas o lema do Papa Francisco. Nas camisolas que usam, pode ler-se: “Na Igreja há lugar para todos tal como somos.”