Duas mulheres que geriam lares ilegais em Oliveira de Azeméis foram condenadas por maus-tratos a idosos. Entre 2021 e março de 2024, agrediam os utentes com murros e pontapés e não lhes davam alimentação, higiene e medicamentos adequados.
As mulheres de 28 e 61 anos estavam em prisão preventiva, mas apenas uma vai continuar presa.
O tribunal da Feira condenoua arguida mais velha a uma pena efetiva de cinco anospor seis crimes de maus-tratos. Foi ainda condenada por desobediênciaa pagar uma multa de 455 eurospor ter ignorado uma ordem de encerramento da Segurança Social.
A arguida mais nova foi condenada a três anos e meiode pena suspensa por nove dos 11 crimes de que estava acusada.Os restantes arguidos foram absolvidos.
A acusação do Ministério Público refere que os idosos não tinham conforto nem privacidade e que até eram colocados na garagem.
Não lhes era prestada higiene adequada, nem alimentação suficiente e, em várias ocasiões, foram agredidos com pontapés e murros.
As arguidas, que geriam dois lares ilegais em Oliveira de Azeméis, vão ainda ter de pagar 20.000 euros de indemnização às vítimas.