Dois homens decidiram pedalar entre o hospital de S. João no Porto, e o de Santa Marta, em Lisboa. Foram submetidos a transplante do pulmão e querem mostrar que é possível ter uma vida com qualidade.
Nesta manhã de terça-feira, os dois homens arrancaram do Porto com destino a Lisboa. Foram submetidos a um transplante pulmonar no Hospital de S. João em 2019 e 2021. A ideia é unir o hospital de S. João ao de Santa Marta.
Augusto Ferreira, um dos guerreiros, relembra a sua infância debilitada, quando “não podia jogar à bola, não podia andar de bicicleta, não podia caminhar”.
Do seu lado, José Coelho junta-se à missão. Realça a força e a coragem para chegar até aqui, e o quanto tiveram de ser “resilientes” para que pudessem ter uma vida normal.
Os dois querem chegar na sexta-feira a Lisboa, ao hospital de Santa Marta, numa espécie de celebração da vida.
“Dar um incentivo a todos os que estão em lista de espera e àqueles que estão já transplantados, mas ainda na enfermaria” é o objetivo, diz José Coelho, afirmando que “vale a pena lutar por uma vida nova”.
Carla Damas, médica pneumologista, congratula os dois ciclistas pela ação, realçando que “é importante ver que quem está numa situação mais debilitada pode encarar esta abordagem como uma possibilidade de ganhar qualidade de vida”.
A viagem tem uma duração de quatro dias, até Lisboa.