País

Análise

Saúde promete marcar debate do Estado da Nação

O comentador da SIC Tiago Correia antecipa confronto entre Governo e oposição sobre urgências, INEM e falta de estratégia no SNS.

Loading...

A Saúde deverá ser um dos temas mais quentes no debate do Estado da Nação de hoje. O comentador da SIC, Tiago Correia, antecipa um embate entre a narrativa do Governo, que pede mais tempo para aplicar reformas, e as críticas da oposição, centradas na falta de estratégia.

“O Governo vai defender a iniciativa política apesar dos problemas estruturais.  E, portanto, aquilo que tem sido a mensagem política do Governo tem sido que, têm feito, têm tido decisões difíceis, mas que os problemas vêm de trás. Aponta muito os oito anos da governação do Partido Socialista para enquadrar todos os problemas que têm acontecido".

O Executivo deverá ainda sublinhar o novo contrato com helicópteros do INEM até 2030 e o reforço na formação de técnicos e meios tecnológicos.

Já a oposição deverá insistir na ausência de um plano coerente.

A inoperância do Diretor Executivo do SNS também deverá ser alvo de críticas, com a oposição a apontar a descoordenação atual face ao que foi conseguido na anterior legislatura.

“Veremos, esta tarde, se há planos ou não para as urgências”.