A urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Aveiro está novamente encerrada este fim de semana. Tem sido assim desde o inicio do mês. Os especialistas já atingiram o limite de horas extraordinárias e recusam fazer mais.
Os problemas não ficam por aqui. Da meia-noite às 8:00 de domingo não estará fisicamente presente nenhum especialista para receber as grávidas que possam recorrer à urgência geral, em caso de emergência. Ou seja, situações súbitas não referenciadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes.
Os responsáveis da ULS de Aveiro confirmaram à SIC esta situação. No entanto, o Plano de Contingência prevê que os médicos possam estar de prevenção fora do hospital, sendo chamados caso seja necessário. É o que vai acontecer no turno da noite como já aconteceu com outras especialidades, por exemplo a de urologia.
Esta solução de recurso deverá repetir-se durante o mês de agosto.
A falta de especialista nas urgências de Obstetrícia e Ginecologia é um problema considerado grave pela Ordem dos Médicos. Este problema esteve na origem da demissão do diretor do serviço, entretanto substituído interinamente por uma médica também com larga experiência.
Se a recusa às horas extraordinárias continuar, os problemas no Hospital de Aveiro deverão prolongar-se até ao final do ano.