Para dar resposta aos pais que trabalham em agosto, em São João da Madeira abre neste mês um jardim de infância público, que recebe crianças dos três aos seis anos. Durante estas quatro semanas, recebe quase 200 crianças, com atividades diárias, garantidas por equipamentos do município.
Agosto costuma ser de férias, mas não o é para todos. Há pais que trabalham boa parte do mês e é para esses que São João da Madeira abre o jardim de infância público durante quatro semanas.
A Escola Aberta em Agosto, assim se chama este programa da autarquia, arrancou em 2019 com a inscrição de 70 crianças, com idades entre os três e os seis anos. Este ano já recebe mais do dobro.
Quando chegam as férias escolares, cai a pique a oferta de ocupação, em escolas públicas, para as crianças em idade pré-escolar. Mas em São João da Madeira o dia é preenchido com atividades lúdicas, em que colaboram vários serviços que existem no município.
Só nesta primeira semana, o projeto acolhe 125 crianças. Todas têm almoço na cantina escolar e participam na iniciativa Lanches Saudáveis, que o município implementa nas escolas ao longo do ano letivo.