Assinala-se esta terça-feira o Dia Mundial do Cão e a GNR aproveitou a data para prestar homenagem aos seus "militares de quatro patas", agradecendo-lhes a "lealdade, dedicação e amizade que os tornam parceiros insubstituíveis na proteção e segurança de todos".
Num comunicado enviado às redações, esta força de segurança destaca "o papel essencial desempenhado pelos cães da sua componente cinotécnica, que diariamente, contribuem para a segurança e bem-estar de todos os portugueses".
"A GNR assinala hoje, dia 26 de agosto, o Dia Mundial do Cão, destacando o papel essencial desempenhado pelos cães da sua componente cinotécnica, que diariamente contribuem para a segurança e bem-estar de todos os portugueses", pode ler-se no comunicado.
Os "militares de quatro patas" integram equipas especializadas e são treinados para diversas funções. São selecionados "com base em critérios rigorosos que garantem a sua aptidão para as missões a que se destinam".
As raças mais comuns são o Pastor Belga Malinois, o Pastor Alemão, o Pastor Holandês e o Labrador Retriever, bem como outras como o Epagneul Breton, o Braco Alemão e o Cocker Spaniel.
Depois de serem selecionados, frequentam uma formação que lhes permite não só o desenvolvimento de competências técnicas e físicas, mas também o fortalecimento da relação com o tratador. "Esta ligação, assente na confiança, respeito e dedicação mútua, é fundamental para o sucesso das missões desenvolvidas pela componente cinotécnica", explica a GNR.

