País

Prédio ruiu em Lisboa: dos 16 moradores que ficaram desalojados, metade já voltou para casa

Uma pessoa está em casa de familiares e as outras sete pessoas vão ser realojadas temporariamente pela autarquia numa "unidade hoteleira". O realojamento será em "em contexto de emergência" até que "se encontre uma solução mais duradoura ou até que o prédio volte a ter condições de segurança".

Loading...

Dos 16 moradores que ficaram desalojados devido à queda da fachada de um prédio em Lisboa, metade já pôde voltar para casa. Segundo a Proteção Civil, oito já tiveram autorização para voltar para casa, uma está em casa de familiares e as outras sete pessoas vão ser realojadas temporariamente pela autarquia numa "unidade hoteleira".

O realojamento será em "em contexto de emergência" até que "se encontre uma solução mais duradoura ou até que o prédio volte a ter condições de segurança para poderem voltar às suas habitações", explica Margarida Castro Martins, da direção do serviço municipal de Proteção civil de Lisboa. 

"Neste momento, foi feita já a vistoria técnica com os serviços de fiscalização de urbanismo e com o empreiteiro responsável pela obra que provocou esta derrocada (...) Vão se dar agora início aos trabalhos de limpeza da via, perceber as origens do que provocou esta situação e a seguir a estabilização tanto do edifício habitado, como do outro edifício que vai ser moroso com certeza (...) garantindo que não há mais derrocadas." 

A via vai manter-se cortada mais algum tempo na zona que foi afetada. Os trabalhos de rescaldo vão ser iniciados de forma imediata. Para já ainda não há informações sobre o que terá provocado a derrocada. 

O edifício que ruiu estava a ser recuperado. As pessoas que ficaram desalojadas moravam em prédios vizinhos.