O homem de 56 anos, pasteleiro de profissão, intitula-se "chefe1lince" no perfil do TikTok e o vídeo arrepiante que publicou tornou-se logo viral.
A Polícia Judiciária (PJ) diz em comunicado que esta oferta de dinheiro a quem atentasse de forma bárbara contra a vida de cidadãos estrangeiros gerou tal onda de indignação e repulsa que choveram denúncias às autoridades.
Com antecedentes criminais contra o património, estava já a ser investigado pela Polícia Judiciária e foi detido na terça-feira por indícios fortes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.
Dias antes da detenção, o português, que é casado com uma brasileira, pediu desculpa e justificou-se no programa da SIC, Casa Feliz.
Saiu do Tribunal de Santa Maria da Feira obrigado a apresentações bissemanais às autoridades, terá de fazer uma avaliação psicológica e está proibido de publicar conteúdos nas redes sociais.