País

Orcas danificam veleiro ao largo de Peniche

Em poucos dias, um veleiro afundou na Costa da Caparica devido a orcas, outro esteve em risco e duas embarcações (diferentes) precisaram de auxílio das autoridades em Cascais e na Fonte da Telha. Esta quinta-feira, houve mais um episódio.

Orcas danificam veleiro ao largo de Peniche
Autoridade Marítima Nacional

Há mais um caso a envolver orcas. Um veleiro ficou, esta quinta-feira à tarde, sem leme ao largo de Peniche. Apesar dos danos na embarcação, os tripulantes ficaram bem e não precisaram de assistência médica.

É mais um episódio com orcas, depois de ter havido, pelo menos, três incidentes em cinco dias. Um veleiro afundou na Costa da Caparica, outro esteve em risco três dias mais tarde, e duas embarcações diferentes foram auxiliadas em Cascais e na Fonte da Telha.

Desta vez, um veleiro com bandeira francesa e cinco pessoas a bordo ficou sem leme "após uma interação com orcas", informa a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN acrescenta que o episódio aconteceu a cerca de seis quilómetros do porto de Peniche.

O alerta foi dado às 14:27. Tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche foram "de imediato" acionados para o local.

As pessoas a bordo do veleiro encontravam-se "bem fisicamente" e não precisaram de assistência médica.

A embarcação, que ficou com o leme danificado, só poderá voltar a circular após uma vistoria.

Nos últimos anos, têm sido registados centenas de incidentes na costa portuguesa. Alguns especialistas garantem que o comportamento das orcas surge associado à brincadeira ou à socialização.