A portuguesa Carolina Coelho conquistou a prata no Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS). A aluna, que estuda na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, ficou em segundo lugar com um projeto sobre energia.
A jovem cientista tinha sido a escolhida para representar Portugal na competição promovida pela Comissão Europeia, que teve lugar em Riga, na Letónia, depois de vencer o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2025, organizado pela Fundação da Juventude.
Agora, o trabalho com o tema “Observational constraints on vector-like dark Energy” valeu à aluna portuguesa um prémio no valor de 5 mil euros.
O projeto da portuguesa analisa “um modelo alternativo ao modelo canónico, chamado tríade cósmica, que utiliza campos vetoriais em vez de escalares para explicar a energia escura”, explica a Fundação da Juventude.
A nível europeu, estavam a concurso 85 projetos, de mais de 150 jovens cientistas, com idades entre os 14 e os 20 anos, vindos de 40 países diferentes.
Este não é o primeiro prémio que Portugal consegue no concurso. Há dois anos, outro projeto português, da autoria dos alunos Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, arrecadou mesmo o primeiro lugar da competição.