País

Carneiro acusa Governo de falhar número de vagas para o pré-escolar

O secretário-geral do PS acusa o Governo de falhar mais um objetivo político que estabeleceu para o arranque do ano escolar, ao prometer 7 mil vagas para o pré-escolar quando "existem apenas 400 vagas".

Loading...

José Luís Carneiro acusa o Governo de falhar mais um objetivo: não foram preenchidas as seis mil vagas prometidas para o pré-escolar.

No final de agosto, o Ministério da Educação contactou os municípios com maior falta de salas, mas duas das câmaras mais afetadas consideram que a proposta não é viável.

O secretário-geral do PS não poupa nas críticas ao atual Executivo.

"O Governo falha em mais um objetivo político que estabeleceu para o arranque do ano escolar. O ministro da Educação prometeu ter 6/7 mil vagas para as crianças do pré-escolar. Começou a casa pelo telhado, não falou com a Associação Municipal de Municípios e, afinal, temos apenas 400 vagas disponíveis à luz das informações públicas", afirma.

O objetivo que o PS diz não estar a ser cumprido foi estabelecido por Fernando Alexandre, no final de agosto.

A Associação Municipal de Municípios confirma ao jornal Público que não foi ouvida sobre a negociação.

Sintra está no topo da lista das necessidades, com perto de 70 salas em falta. Odivelas precisa de 20.

Ao Público, os municípios da Grande Lisboa falam em dificuldades na logística e no seguimento dos procedimentos legais. Consideram que a proposta não é exequível.