País

Famílias portuguesas acolhem alunos de intercambio estrangeiros

De norte a sul do país, já recomeçou este mês a experiência que permite aos jovens conhecer o mundo sem sair de casa: viver com um colega estrangeiro.

Loading...

O inicio do ano letivo marca também a chegada de dezenas de alunos estrangeiros ao país para realizarem intercâmbios. As famílias portuguesas acolhem durante um semestre os estudantes, numa troca de culturas que já acontece há vários anos.

Sander Rise veio da Dinamarca passar um semestre com a família Abreu, em Leiria.

"Por causa do tempo e da cultura. Aqui gosto muito de jogar futebol, tocar na filarmónica, gosto muito dos amigos e da minha família", conta.

Mais uns meses e provavelmente regressava a casa a saber falar fluentemente português, depois de uma adaptação que nem sempre foi fácil.

"Não conhecia ninguém e tive que encontrar novos amigos. E a língua e a escola porque é tão diferente da que temos na Dinamarca. Era tudo tão difícil."

Sander voltou para a Dinamarca no final de junho, depois de criar novas tradições portuguesas.

Aos 16 anos, Dominica Munoz também escolheu Portugal para passar um ano longe do próprio país. Vai ficar com uma família de Marco de Canaveses e até já teve oportunidade de os conhecer à distância.

"Toda a minha família fez um intercâmbio e chamou-me muito a atenção Portugal porque gosto do idioma e da cultura (...) "Estou muito emocionada porque falei com a minha família de acolhimento e senti-me super acolhida. Sinto que esta experiência me vai mudar muito enquanto pessoa, estou muito contente."

A poucos dias do inicio das aulas, 50 estudantes de todo o mundo, entre o décimo e o décimo segundo ano, foram chegando ao aeroporto de Lisboa.

Há algumas dificuldades na escolas sem mediadores linguísticos. Os estudantes acabam por precisar do apoio de quem os rodeia.