A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na manhã deste domingo, um homem que invadiu uma mesquita, munido de duas facas, ameaçou religiosos e destruiu parte do templo, na região da Damaia, na Amadora.
O suspeito, um homem de 22 anos, "terá proferido ameaças de morte e provocado danos significativos no interior da mesquita, incluindo a destruição de janelas e outros bens", segundo testemunhas que falaram com a PSP.
"A vítima principal, um dos responsáveis religiosos, conseguiu proteger-se barricando-se num compartimento até à chegada da PSP", lê-se num comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
O homem foi detido e deve ser presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal competente, sob suspeita da prática de crimes de ameaça agravada e dano qualificado.
A detenção ocorreu na sequência de uma chamada para o 112, "dando conta de um indivíduo a causar distúrbios no interior do local de culto, empunhando armas brancas".
"À chegada, os polícias ouviram gritos no interior e avançaram para uma entrada tática, de forma a garantir a segurança dos próprios e de terceiros que ali se pudessem encontrar", acrescenta.
Na mesma nota, o Cometlis refere ainda que o suspeito é um cidadão estrangeiro e está "agora detido nas áreas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa", para ser presente a um primeiro interrogatório judicial no Tribunal, sob suspeita da prática de crimes de ameaça agravada e dano qualificado.