O encontro tinha sido marcado na Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa. O empresário chinês e o guarda-costas dirigiam-se para o ponto de encontro quando foram surpreendidos por três suspeitos de carro, dois homens e uma mulher de nacionalidade brasileira.
Apontaram uma arma ao empresário, que levava uma mala com quase um milhão de euros em numerário e exigiram que lhes pagasse o que deve. O empresário respondeu com vários tiros para o ar e o grupo fugiu a pé.
A Polícia de Segurança Pública foi alertada e quando chegou ao local encontrou o empresário. Às autoridades, o cidadão chinês disse que foi alvo de uma tentativa de roubo à mão armada.
Um dos suspeitos foi detido pouco tempo depois ainda perto da Avenida. Já a mulher foi encontrada junto ao carro. Estão ambos em prisão preventiva. O terceiro elemento continua em fuga.
Esta seria a terceira tentativa de assalto ao empresário chinês. As autoridades suspeitam que, na origem do ataque, estejam negócios ilícitos e um esquema de branqueamento de capitais. O empresário chinês estará associado a grupos que usam contactos na Ásia e em países árabes para lavagem de dinheiro.
O incidente foi, entretanto, comunicado ao Ministério Público.
