Mais de 100 pessoas passaram a noite junto às instalações da AIMA, nos Anjos, em Lisboa, para garantirem uma senha para renovar o pedido de residência. Para hoje havia 200 senhas de atendimento, que esgotaram às 8:30 da manhã.
"Isto é humilhante, mas não temos outra alternativa", disse, à SIC, uma utente que passou a noite ao relento.
Pouco passava das 7:30 da manhã quando começaram a organizar a fila. Muitas pessoas queixam-se de andar a saltitar de agência em agência, sem resposta. Dizem que nem os telefones, nem o portal funcionam.
Ainda antes das portas abrirem, havia 295 pessoas na fila.
"É vergonhoso o que se está a passar hoje aqui. É a terceira vez que venho em semana e meia", ressaltou uma advogada.
Para esta quinta-feira havia 200 senhas. Terminaram às 8:30 da manhã, o que significa que pelo menos 95 pessoas terão de passar novamente a noite na rua.
Uma das utentes conta que pagou a renovação do título de residência no dia 1 de março do ano passado. Trouxe, uma vez mais, provas e comprovativos, mas, aparentemente, ninguém sabe onde está o documento. Não conseguiu ser atendida, e para sexta-feira também já não há vagas.
A 15 de outubro expirou o decreto-lei que reconhecia a validade dos documentos vencidos dos imigrantes. Quem tem visto caducado ou consegue fazer a renovação nos próximos seis meses ou, findo esse prazo, terá de submeter um novo pedido de autorização de residência. Mas, se entretanto for identificado por um agente da autoridade, pode ser detido por estar em situação irregular.