País

PJ detém filha de José Manuel Anes após tentativa de homicídio

José Manuel Anes deu entrada no hospital, esta segunda-feira, em estado grave, depois de ter sido esfaqueado em casa. Para já, desconhecem-se as motivações do crime. O caso está a ser investigado pelo departamento de homicídios da PJ.

PJ detém filha de José Manuel Anes após tentativa de homicídio
Reprodução/Facebook José Manuel Anes

A Polícia Judiciária deteve a filha de José Manuel Anes, principal suspeita na tentativa de homicídio do pai. O antigo presidente do Observatório de Segurança, criminalidade e Terrorismo (OSCOT) foi esfaqueado em casa esta segunda-feira e está internado em estado grave.

"Está sob custódia da Polícia Judiciária (PJ) a principal suspeita da prática do crime de homicídio tentado", informa a PJ em comunicado.

José Manuel Anes deu entrada no Hospital S. José, em Lisboa, pelas 14h50, com "ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas" e "hematomas nos olhos provocados pelos dedos da suspeita", informou, ao final da tarde, a PSP.

Segundo o Jornal Expresso, Anes encontra-se "livre de perigo", apesar dos ferimentos, mas ainda está hospitalizado.

Para já, desconhecem-se as motivações do crime. O caso está a ser investigado pelo departamento de homicídios da Polícia Judiciária.

Aos 81 anos, José Manuel Anes é professor universitário e um dos mais importantes criminalistas nacionais. Licenciado em Química e doutorado em Antropologia Social, é membro de diversos organismos ligados à segurança e criminalidade.