É quase uma fila sem fim. É o que revela um vídeo amador, de alguém que desesperava, na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto de Lisboa. O novo Sistema de Segurança será o responsável por este caos.
Além do natural incómodo que os tempos de espera provocam e que afetam, sobretudo, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e com mais idade, os constrangimentos estarão também a pôr em risco as viagens de alguns viajantes que não estarão a despachar-se a tempo dos voos marcados.
O novo sistema de controlo de fronteiras para passageiros fora do espaço Schengen entrou em vigor há uma semana e é mais exigente no que toca à recolha de dados dos passageiros.
Esse trabalho está a ser feito manualmente pela PSP, de passageiro a passageiro, tornando o processo moroso. A falta de meios também não estará a contribuir para o normal funcionamento dos aeroportos.
Contactada pela SIC, para obter uma explicação para a situação no Humberto Delgado, a PSP, no caso, a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, não respondeu em tempo útil. A Ana Aeroportos confirmou que entre as 8:00 e as 10:00 foram sentidas dificuldades nas partidas do aeroporto de Lisboa.
Este cenário não é novidade. Na semana passada, as dificuldades enfrentadas pelos passageiros no aeroporto de Lisboa foram iguais.
