País

É quase uma fila sem fim: novo sistema de controlo de passageiros está a provocar o caos no aeroporto de Lisboa

Depois de na semana passada terem existido fortes constrangimentos, esta segunda-feira de manhã as filas nas partidas continuavam com centenas de passageiros entre a zona de controlo e a zona de compras do aeroporto. As longas filas eram frequentes na zona de chegadas, para quem chega de fora do espaço Schengen também devido ao novo sistema de controlo de passaportes. 

Loading...

É quase uma fila sem fim. É o que revela um vídeo amador, de alguém que desesperava, na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto de Lisboa. O novo Sistema de Segurança será o responsável por este caos.

Além do natural incómodo que os tempos de espera provocam e que afetam, sobretudo, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e com mais idade, os constrangimentos estarão também a pôr em risco as viagens de alguns viajantes que não estarão a despachar-se a tempo dos voos marcados.

O novo sistema de controlo de fronteiras para passageiros fora do espaço Schengen entrou em vigor há uma semana e é mais exigente no que toca à recolha de dados dos passageiros.

Esse trabalho está a ser feito manualmente pela PSP, de passageiro a passageiro, tornando o processo moroso. A falta de meios também não estará a contribuir para o normal funcionamento dos aeroportos.

Contactada pela SIC, para obter uma explicação para a situação no Humberto Delgado, a PSP, no caso, a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras, não respondeu em tempo útil. A Ana Aeroportos confirmou que entre as 8:00 e as 10:00 foram sentidas dificuldades nas partidas do aeroporto de Lisboa.

Este cenário não é novidade. Na semana passada, as dificuldades enfrentadas pelos passageiros no aeroporto de Lisboa foram iguais.