As funcionárias e a dona do lar denunciado pela SIC há duas semanas quiseram esconder o edital que dá conta do aviso de encerramento, que tem de ficar fixado 30 dias. A Segurança Social mandou fechar a Casa de Repouso de Santa Eufémia, na Charneca da Caparica, porque funcionava sem licenciamento.
A SIC tentou falar com a dona, que não quis nem prestar declarações nem fornecer o contacto da advogada que diz estar a tratar do processo.
Apesar de não querer gravar, rejeitou ter ordem de encerramento, mas, numa clara contradição, também disse que não sabia porque estava a ser mandado a fechar.
A Segurança Social confirmou o encerramento e explicou à SIC que a decisão foi tomada após uma fiscalização. Além disso, foi aplicada uma coima de 35 mil euros à dona. Depois de uma audiência prévia, estas condenações tornaram-se efetivas.
Se a Casa de Repouso de Santa Eufémia não encerrar, será feita participação ao Ministério Público. O lar já está na 'mira' dos procuradores de Almada que o estão a investigar.
A SIC sabe que uma família apresentou queixa por negligência. Apesar deste caso ter sido noticiado há duas semanas pela SIC e de o edital estar na porta de entrada, ainda há famílias que deixam os idosos na casa de Santa Eufémia.
