País

Inteligência Artificial discorda de ministro sobre Portugal ter "todas as condições" para ser líder mundial em... Inteligência Artificial

Portugal tem ou não “todas as condições” para ser líder mundial em Inteligência Artficial? O ministro Adjunto e da Reforma do Estado acredita que sim, mas o liberal Rui Rocha perguntou, por curiosidade, à Inteligência Artficial se tal é possível e a resposta surpreende.

Loading...

No discurso de abertura da Web Summit, em Lisboa, o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou que Portugal não só "está pronto para ser um centro de excelência em Inteligência Artificial (IA)", como “tem todas as condições necessárias para se tornar líder mundial em IA”.

Mas esta declaração do ministro Gonçalo Matias parece não ter convencido todos, desde logo a própria IA.

Por curiosidade, o ex-líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, decidiu questionar a própria sobre se tal é possível e partilhou a resposta na rede social X.

“Não, não é possível que Portugal venha a ser líder mundial de Inteligência Artificial (IA) - pelo menos num horizonte previsível”.

E que horizonte é esse? A IA responde também: “Próximas duas décadas”, ou seja, nos próximos 20 anos.

Perante esta resposta, o liberal sublinha que “colocada a questão à Inteligência Artificial, esta discorda” da afirmação do “senhor Ministro da Reforma do Estado”.

Nesta 10.ª edição da Web Summit em Lisboa, que decorre até 13 de novembro, são esperados mais de 70.000 participantes e acima de 2.500 'startups' a exibir os seus produtos e serviços e mais de 1.000 investidores

A Web Summit começou em Lisboa em 2016 e a sua realização já está garantida até 2028.