País

Estudantes fecham Liceu Camões a cadeado em protesto pelo fim dos combustíveis fósseis até 2030

A escola, que deveria ter aberto as portas às 8 horas, mantém-se encerrada e as aulas não arrancaram. Durante a manifestação, os estudantes faziam cânticos, tocavam tambores e apelavam ao Governo para tomar medidas que garantam um futuro sustentável.

Loading...

Dezenas de alunos manifestam-se, esta terça-feira, junto ao Liceu Camões, em Lisboa, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030. Os estudantes chegaram à escola antes das 7 horas e pelas 10:15 ainda mantinham os portões fechados com cadeados, com alguns alunos amarrados através de tubos de plástico.

A escola, que deveria ter aberto as portas às 8 horas, mantém-se encerrada e as aulas não arrancaram.

Durante a manifestação, os estudantes faziam cânticos, tocavam tambores e apelavam ao Governo para tomar medidas que garantam um futuro sustentável.

“Não só é importante estarmos aqui , como não nos foi deixada outra escolha. Todos queremos a possibilidade de imaginar o nosso futuro em segurança, num planeta habitável, e a verdade é que, neste momento, o Governo não está a garantir isso", ressaltou, à SIC Notícias, Matilde Ventura, do Movimento Fim ao Fóssil.

Segundo a estudante, foi entregue há quase um ano uma carta ao Governo, assinada por milhares de alunos, alertando que se a reivindicação pelo fim do fóssil até 2030 não fosse assumida, iriam recorrer a protestos nas escolas.

“O Governo tem de se comprometer com a única medida que aprendemos que nos garante o futuro: o fim do fósseis até 2030”, acrescentou.

Produção de combustíveis fósseis está a aumentar em todo o mundo, segundo estudo