País

Cinco dos detidos por tráfico de droga em Olhão viviam em casa dos pais

A GNR desmantelou um grupo de jovens, a maioria ainda a viver em casa dos pais, que se dedicava ao tráfico de droga em Olhão. Nas buscas, foram apreendidas armas, quase 40 mil euros em dinheiro, e várias drogas, incluindo cocaína rosa e haxixe branco.

Loading...

Os militares da GNR procuraram evidências do tráfico de droga levado a cabo pelo grupo na casa dos pais de um destes elementos, num bairro social de Olhão.

O mais novo dos membros tem 18 anos, mas a maioria não tem ainda casa própria. Cinco homens e uma mulher foram detidos, cinco destes seis ainda residiam com os pais.

As 11 buscas domiciliárias e em duas viaturas, nas freguesias de Quelfes e Olhão, detetaram 37 mil euros em dinheiro, diversas armas e algumas das drogas da moda que vendiam no concelho e arredores como canábis e óxido nitroso.

Este último é haxixe branco e foi detetado pela primeira vez em França em setembro. Foram ainda apreendidas quase 500 doses do cocktail de substâncias perigosas conhecido por cocaína rosa.

"A cocaína cor-de-rosa tem um tratamento sintético com misturas de outras substâncias e o haxixe branco tem um grau de pureza também maior. Normalmente é destinado a um estrado social superior, dado o seu preço", explica o capitão António Ramos da GNR de Faro.

A investigação, que durava há oito meses, tentava perceber a extensão de um grupo que se foi mostrando violento. António Ramos dá conta de "episódios de violência gratuita com pessoas vulneráveis", nomeadamente pessoas em condição de sem-abrigo, e ainda a "utilização de arma de fogo com disparos para o ar".

"Apesar de existirem elementos jovens no processo, maiores de idade, mas jovens, estes já têm um historial e antecedentes criminais que lhes dão experiência nesta prática", dá conta.

A GNR acredita ter desmantelado o grupo, mas admite poder vir a realizar mais detenções. Um dos suspeitos está em fuga e a investigação tem ainda mais pistas para seguir.

Vários tipos de droga, armas e 37 mil euros em dinheiro

O grupo era composto por elementos com idades entre os 18 e os 38 anos. Durante a operação, a GNR apreendeu 445 doses de cocaína, 381 de haxixe, duas doses de liamba, 26,15 gramas de cabeças de canábis, cinco botijas de óxido nitroso e cinco balanças digitais.

Foram também apreendidas duas caçadeiras, uma réplica de arma de fogo, um revólver, uma pistola artesanal, uma pistola, duas armas de ar comprimido, uma espingarda de ar comprimido, 84 munições de diversos calibres, um invólucro de granada de mão, um bastão extensível, dois passa-montanhas e um machado.

A GNR apreendeu ainda um relógio, quatro trotinetes elétricas, dois LCD, uma coluna de som, três consolas de videojogos, diverso vestuário e perfumes, dois cofres, 17 telemóveis e os 37 mil euros em numerário.