A sessão solene evocativa do 25 de novembro de 1975 vai realizar-se no Parlamento na terça-feira, às 10:00, e os partidos terão exatamente o mesmo tempo de intervenção do que na sessão solene do 25 de Abril.
De acordo com a súmula da conferência de líderes distribuída esta quarta-feira, cada grupo parlamentar poderá falar seis minutos e cada partido único três, num ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Novembro.
Há um ano, o Parlamento assinalou os 49 anos do 25 de Novembro de 1975, com uma sessão solene que seguiu de perto o modelo da cerimónia dos 50 anos do 25 de Abril.
- Faz sentido comemorar o 25 de Novembro no mesmo modelo do 25 de Abril?
Cada grupo parlamentar teve então cinco minutos e meio para discursar e a deputada única do PAN pôde falar durante dois minutos, um pouco menos do que acontecerá este ano.
Marcelo também discursará
Esta será a segunda vez que a Assembleia da República organiza uma sessão solene para assinalar esta operação militar, que contará, à semelhança do que acontece anualmente com o 25 Abril, com intervenções do presidente do Parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os acontecimentos do 25 de Novembro, em que forças militares antagónicas se defrontaram no terreno e venceu a chamada ala moderada do Movimento das Forças Armadas (MFA), marcaram o fim do chamado Período Revolucionário em Curso (PREC).
Com Lusa
