“Todas as pessoas com algum bom senso percebem que é uma medida boa e responsável”, diz Francisco Goiana da Silva sobre o plano de colocar enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia para vigiar grávidas de baixo risco. O comentador da SIC explica o impacto que a medida vai ter.
"As grávidas que não têm médico de família ganham uma alternativa, com recurso a enfermeiros especialistas, que passam a poder estar localizados nos centros de saúde a fazer o acompanhamento das grávidas de baixo risco", diz Francisco Goiana da Silva.
O comentador da SIC afirma que, em Portugal, “mais de metade dos partos normais, de baixo risco, já são assegurados por enfermeiros com especialidade em saúde materna e obstetrícia".
Goiana da Silva destaca as “grandes dificuldades” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na “gestão e disponibilidade de recursos humanos”, considerando que o país não se pode dar ao luxo de recusar a ajuda dos enfermeiros especialistas.
“Somos um país demasiado pobre e com demasiadas carências em recursos humanos para não usarmos de forma completa as capacidades e competências dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia.”
