Com a Black Friday 'à porta' muitos são os portugueses que aproveitam esta temporada para comprar a algumas prendas de Natal e não só. Mas esta época é também propícia a compras precipitadas e irrefletidas. Esta ferramenta do Portal da Queixa pretende dar uma ajuda.
O site "naosejaspato.pt" conta com uma barra de pesquisa baseada em inteligência artificial - desenvolvida pela equipa da Consumers Trust, que detém o Portal da Queixa - que permite que qualquer pessoa obtenha rapidamente informação detalhada e de confiança sobre determinada marca ou website, permitindo assim uma melhor avaliação do produto ou da marca antes de fazer uma compra.
A plataforma disponibiliza indicadores de confiança, que vão da alta à baixa, relativos à marca ou produto que está a pesquisar. Imagine que quer um telemóvel. Através deste site pode pesquisar pela marca e modelo e em segundos é-lhe apresentada uma espécie de lista com prós e contras, desde os pontos positivos aos principais problemas e o grau de confiança.
Ou se tem dúvidas não sobre um produto em concreto, mas sobre uma marca. Também pode pesquisar pela mesma e descobrir se é ou não de confiança e os motivos associados às queixas.
O objetivo é "reforçar a literacia digital e ajudar os consumidores a evitar burlas, decisões precipitadas e experiências de compra negativas", promovendo deste modo "escolhas mais seguras, transparentes e informadas".
Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, sublinha que, com esta aposta tecnológica e informativa, "o Portal da Queixa reforça o seu papel enquanto maior plataforma de comunicação entre consumidores e marcas em Portugal, promovendo um ecossistema de consumo mais transparente, seguro e orientado pela reputação real das marcas".
Outra novidade é a Tag "Black Friday" que dá mais visibilidade a reclamações registadas durante este período. As ocorrências marcadas com esta tag passam a exibir um selo identificativo no Portal da Queixa.

