País

Polícias concentram-se em São Bento em protesto a 18 de dezembro

A concentração foi convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. Os agentes da PSP alegam que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em julho de 2024.

Loading...

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) marcou uma concentração em frente à residência oficial do primeiro-ministro para o próximo dia 18 de dezembro. Está ainda agendada uma reunião de plenário para a manhã de 18 de dezembro no aeroporto de Lisboa. 

O presidente do maior sindicato da PSP, Paulo Santos, acusa o Governo de não estar a cumprir o acordo assinado em julho de 2024. 

“É o erro crasso que este governo tem cometido, porque, depois de assinarmos um acordo com tanta responsabilidade, com tanta disponibilidade, o primeiro-ministro não tem uma perspetiva de respeito pela palavra que nos foi dada”, afirma. 

A proposta de revisão dos serviços remunerados não convenceu a associação sindical, que abandonou as negociações. 

Quanto às queixas por parte do principal sindicato da PSP relativamente à qualidade do material das fardas policiais não tiveram ainda qualquer resposta por parte do Governo. Os agentes da PSP falam também em dificuldades na logística e acesso às fardas.  

O sindicato sinalizou ainda o mau estado de conservação das instalações e equipamentos nas esquadras da PSP. 

“A própria IGAI tem na sua posse um relatório com as esquadras e com as estruturas que estão débeis e que necessitam de intervenções”, assinala Paulo Santos.